Sancti Spíritus , 27 ju (Prensa Latina) O conselho popular de Garaita, desta província central de Cuba, é um exemplo hoje de participação popular em solução de problemas em o comunidade, importante concorrente para ser sede do 26 de julho.
O doutor Yovanis Eduardo Vázquez, secretário da Assembleia Municipal do Poder Popular de Sancti Spíritus, disse à Prensa Latina que as ações empreendidas por este conselho foram levados em consideração pelo Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista ao avaliar conceder o evento nacional para o aniversário.
O município também foi vencedor e continua na promoção de objetivos econômicos e sociais de categoria vital para o desenvolvimento abrangente em benefício de população, afirmou Vázquez.
É reconhecido, explicou , o bom clima sociopolítico e os resultados no setor agrícola estatal e camponês, no marketing e em setores essenciais como saúde, com um índice baixo em mortalidade infantil; educação e serviços.
Todos somos chamados a continuar neste mesmo espírito de trabalho, em vida econômica e social, como uma digna homenagem à celebração do Dia do Rebelião Nacional, sublinhou.
Destacou que vários conselhos populares do município são referência no trabalho na comunidade, incluindo Kilo 12 e Garaita , onde é delegado há mais de cinco anos.
O secretário da Assembleia local originário da província oriental de Granma, depois de cumprir a missão na Bolívia se estabeleceu em Santo Spíritus onde reside com sua esposa enfermeira e dois de seus três filhos.
Ele lembrou que quando chegou a essa comunidade -nos arredores da capital Yayabera – há mais de duas décadas exigia uma transformação, melhorando condições de vida com o participação de todos, foi talvez uma sonho que se tornou realidade, ele disse.
O distrito 126, com 1.426 habitantes, diz ele, viveu momentos muito complexos durante a pandemia de Covid-19 , área fechada onde eram oferecidos alimentos, remédios e atendimento personalizado em o casas até que o mal seja derrotado, disse ele.
Essa contribuição de médicos, enfermeiros, jovens estudantes universitários e grupos de apoio marcou um renascer na região de Garaita, nos quais seus centros de serviços são renovados, os locais do médico de família e educacional.
Ainda sem ter alcançado tudo, é um bairro de referência na província que agora consolida suas conquistas para comemorar o 71º aniversário do assalto ao Quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes.
jcm/rga/cm