Um relatório daquela instituição financeira hoje aqui divulgado aponta que vários fatores possivelmente sustentam as perspectivas de crescimento geral, e destaca o fato de no segundo trimestre do ano o produto interno bruto (PIB) vietnamita ter crescido 6,93 por cento.
Desta forma, acrescentou, manteve-se o ritmo de crescimento face ao período Janeiro-Março, que foi de 5,87 pontos percentuais, o que permitiu fechar o semestre com uma expansão do PIB de 6,42 por cento, superando significativamente os 3,84 registrados no mesmo período de 2023.
De acordo com o relatório UOB, analisado pela agência de notícias VNA, a maioria dos investidores estrangeiros tem uma perspectiva positiva a longo prazo para o Vietnã, como prova o fato de que o investimento direto estrangeiro (IDE) nos primeiros seis meses até 2024 será total 15,2 bilhões de dólares.
A previsão do banco de Singapura para a economia vietnamita é consistente com o objetivo do governo da Indochina de alcançar um crescimento entre 6 e 6,5 por cento este ano.
No início de junho passado, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh disse aqui que muitas instituições internacionais estão otimistas quanto à previsão de que o PIB do Vietnã exceda os seis por cento em 2024.
Minh Chinh alertou, no entanto, que as dificuldades e desafios superam as oportunidades e vantagens, embora tenha reiterado a determinação de implementar com sucesso as resoluções e conclusões do Comité Central do Partido Comunista, da Assembleia Nacional e do Governo sobre o desenvolvimento socioeconómico em 2024.
Neste sentido, apelou a esforços para atingir o limite superior do objetivo de crescimento (6,5 por cento), manter a inflação na margem mais baixa da meta (quatro por cento), e garantir a estabilidade macroeconómica e os principais equilíbrios da economia nacional.
O chefe do Governo vietnamita instou os ministérios e setores a continuarem a regular a política monetária de forma proativa, flexível, atempada e eficaz, em coordenação com a expansão fiscal, bem como a criarem condições favoráveis para que as empresas e os cidadãos obtenham crédito com taxas de juro razoáveis.
Da mesma forma, apelou à agilização do desembolso de fundos de investimento público e à implementação de três programas objetivos nacionais, e à superação atempada de dificuldades e obstáculos para acelerar o progresso da construção de importantes projetos de infraestruturas a nível nacional.
oda/mpm / fav