O Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa Nacional da Etiópia, Marechal de Campo Birhanu Jula, disse isso durante uma reunião com o presidente de Uganda, Yoweri K. Museveni, em Kampala, informou a Fana Broadcasting Corporate.
Jula comentou que a cooperação entre os dois países no campo da defesa é muito importante.
Por sua vez, Museveni enfatizou que as relações bilaterais e a amizade remontam a séculos e que ambas as nações devem continuar seu papel conjunto e sua colaboração no campo da defesa e da paz na região para o benefício da região e da África.
Jula chegou à capital de Uganda no dia anterior à frente de uma delegação em resposta a um convite do chefe das Forças de Defesa do Povo (UPDF), General Muhoozi Kainerugaba.
Mais tarde, Jula e Kainerugaba discutiram maneiras de aumentar a cooperação militar entre a Etiópia e Uganda e fortalecer o papel de seus respectivos países na manutenção da paz e da segurança na região.
O general ugandense elogiou as relações bilaterais como antigas e históricas, que remontam ao período Axumite (séculos I e VII d.C.).
Por sua vez, Jula disse que esses laços foram transformados em um nível estratégico, enfatizando o papel das duas nações em garantir a paz e a estabilidade na região.
Eles concordaram em fortalecer a colaboração no desenvolvimento de capacidades militares e áreas relacionadas.
jf/nmr/bm