Durante a pesquisa, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yunnan, na China, e de vários institutos internacionais, usaram dados de estudos espectroscópicos estelares a partir dos quais construíram uma distribuição de densidade radial de estrelas das regiões internas para as externas da galáxia, medindo seu raio.
A partir desta análise descobriu-se que a estrutura do disco galáctico na região externa do disco está em conformidade com uma distribuição exponencial clássica, enquanto a região interna do disco permanece quase plana.
Tal descoberta é diferente da suposição de longa data de um único disco exponencial para a galáxia, disse Lian Jianhui, investigador da Universidade de Yunnan, citado pela agência de notícias Xinhua.
Ele acrescentou que o estudo pode influenciar a medição das principais propriedades físicas da galáxia. Com base nas suposições do passado, estimou-se que o raio de meia-luz da galáxia, dentro do qual se encontra metade de sua luminosidade, era de cerca de 10 mil anos-luz.
O raio era extraordinariamente menor em comparação com galáxias de massa semelhante e, portanto, a galáxia foi classificada como uma galáxia compacta.
No entanto, com base na complexa distribuição de densidade proposta no estudo, o raio de meia-luz da galáxia é de 19 mil anos-luz, quase alinhado com o raio de galáxias próximas de massa semelhante.
Isto indica que a galáxia é uma típica galáxia de disco em termos de tamanho, observou Jianhui.
Para ele, o estudo contribui para a compreensão da estrutura geral e da evolução da galáxia.
oda/lpn/ls