De certa forma, sim. A OTAN é uma aliança de defesa, mas ela se prepara para a guerra em um possível conflito com a Federação Russa, disse Duda.
Durante a última cúpula da aliança em Washington, Duda disse em uma entrevista que o mundo havia retornado a uma situação de Guerra Fria.
A cúpula da OTAN foi realizada em Washington de 9 a 11 de julho.
Sua declaração final indicou que a OTAN ainda considera a Rússia como a principal ameaça aos países da aliança.
A Federação Russa lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na ocasião que seu objetivo era proteger as pessoas que foram submetidas a intimidação e genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos.
Putin ressaltou que a operação especial foi uma medida forçada, pois o gigante eurasiano ficou sem outras opções, foram criados riscos de segurança, de modo que era impossível reagir por qualquer outro meio.
De acordo com o presidente, a Rússia tentou por 30 anos entrar em acordo com o bloco militar sobre os princípios de segurança na Europa.
Mas, em resposta, enfrentou enganos e mentiras cínicas, ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança, apesar dos protestos de Moscou, está em constante expansão e se aproximando das fronteiras da Rússia, disse ele.
mem/amp/bm