Entre janeiro e junho passado, as transferências de dinheiro do estrangeiro por cidadãos vietnamitas para aquela cidade aumentaram 19,5 por cento em comparação com o mesmo período de 2023 e vieram a maioria (56,1 por cento do total) de países asiáticos.
Segundo o vice-diretor da sucursal do Banco do Estado na cidade de Ho Chi Minh, Nguyen Duc Lenh, o aumento das remessas foi influenciado tanto pela recuperação e manutenção do crescimento económico juntamente com um ambiente político estável na Ásia, como pelo fato de se ter uma expansão do mercado de trabalho.
Estes, disse ele, são fatores importantes relacionados com o emprego e o rendimento dos vietnamitas no exterior, que facilitam o aumento estável dessas remessas nos últimos anos e nos primeiros meses de 2024.
Outros fatores que contribuíram para este aumento notável foram o serviço de pagamento de remessas, que é cada vez melhor, mais conveniente e seguro, e o ambiente favorável de investimento e de negócios existente.
Na opinião dos especialistas, espera-se que o fluxo de remessas continue a crescer no futuro, especialmente após a entrada em vigor das novas leis sobre terras, habitação e negócios imobiliários, que facilitarão o investimento no imobiliário.
mem/mpm / fav