Durante a terceira sessão ordinária da legislatura, seu presidente, Esteban Lazo, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao líder vietnamita e reconheceu sua trajetória revolucionária.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel também lamentou a morte de Phu Trong e estendeu suas sinceras condolências ao povo vietnamita, à família e aos entes queridos. “Morreu um amigo fiel de Cuba”, escreveu ele no X.
Nguyen Phu Trong nasceu em 14 de abril de 1944 e, desde o 11º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã (2011), atuou como Secretário Geral do Comitê Central e Secretário da Comissão Militar Central, responsabilidades que ocupou até o momento de sua morte.
Phu Trong foi agraciado com a Ordem da Estrela Dourada, a mais alta honraria que a República Socialista do Vietnã concede a indivíduos com contribuições significativas e particularmente distintas à causa revolucionária do Partido e da nação, e com a Medalha de Resistência Anti-EUA de Primeira Classe.
O Comitê Central do Partido, a Assembleia Nacional, o Presidente da República Socialista do Vietnã, o Governo e o Comitê Central da Frente da Pátria emitirão um comunicado especial sobre a organização do luto nacional pelo líder do partido, informou uma nota oficial divulgada em Hanói.
rgh/mks/bm