Com um apelo ao desmascaramento de narrativas falsas e ao confronto com a desinformação, os mais de 150 internacionais e dezenas de nacionais iniciaram deliberações durante dois dias, precedidas de uma troca de quase três horas com o Presidente Ilham Aliyev.
O II Fórum Global de Meios Shusha reúne figuras importantes de agências de notícias de 30 países, três organizações internacionais e 82 outros meios de comunicação do mundo.
Os participantes falaram sobre uma avaliação do impacto e do alcance da desinformação, bem como sobre políticas e iniciativas para construir uma sociedade mais resiliente contra este flagelo.
Participaram também em mesas redondas sobre os efeitos da inteligência artificial na realidade, nos meios de comunicação social e na desinformação, com a necessidade de promover a alfabetização mediática.
Um momento importante do II Fórum Shusha é a análise das mudanças climáticas e sua correspondência com a mídia.
Neste sentido, os participantes receberam um relatório sobre os preparativos para a sessão de novembro da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), com sede nesta nação.
Ao falar com convidados internacionais, o Presidente Aliyev colocou a necessidade de informar com a verdade e objetividade em meio de campanhas midiáticas contra muitos países, incluindo o Azerbaijão.
Anunciou, entretanto, que Baku favorecerá na COP29 a criação de um fundo especial para apoiar pequenas nações insulares ameaçadas pelas alterações climáticas.
Em julho de 2023, Shusha sediou o I Fórum Global com o tema central das novas mídias na era da quarta revolução industrial.
mem/leg/hb