A Semana Mundial da Amamentação, celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto, é uma campanha global coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês) para aumentar a conscientização e incentivar ações sobre questões relacionadas à amamentação.
Este ano, destaca a importância da cadeia eficaz de apoio à mãe e ao seu bebê, que começa com a gravidez e se estende aos dois primeiros anos de meninos e meninas. O dia é um apelo à coordenação de esforços em favor da amamentação entre vários intervenientes a todos os níveis.
Num comunicado, a organização das Nações Unidas na ilha do Caribe destacou que apesar dos benefícios da amamentação, persistem desafios para que em 2030, Cuba possa atingir a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de alcançar 70% de amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida.
Um conjunto de condições sociais, culturais e econômicas influenciam a decisão de abandonar a prática da amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses do bebê e depois complementada com outros alimentos, até o bebê completar dois anos, sublinha a carta.
A amamentação é essencial para a saúde e o desenvolvimento infantil, afirmou Alejandra Trossero, Representante da UNICEF em Cuba. Trabalhamos em conjunto com autoridades nacionais, profissionais de saúde, comunidades e famílias cubanas na promoção e proteção da amamentação, bem como na prevenção e cuidado da desnutrição infantil.
Somente através de um esforço conjunto seremos capazes de superar os desafios atuais e garantir que todos os meninos e meninas em Cuba tenham o melhor começo de vida possível, sublinhou.
Oferecer informação sobre os benefícios da amamentação, tanto para os bebês como para as mães, é um passo essencial que requer a participação do pessoal de saúde dos cuidados primários, dos meios de comunicação e de outros atores sociais próximos das famílias.
Durante 2023, a Unicef Cuba contribuiu para o reforço das capacidades técnicas dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno, a prevenção da desnutrição nos primeiros mil dias de vida e a prevenção do excesso de peso e da obesidade em idade escolar.
Além disso, apoiou o desenvolvimento da Estratégia Nacional para a gestão, controle e monitorização integral dos serviços dos Bancos de Leite Humano em Cuba.
Colabora, ao mesmo tempo, no processo de elaboração e atualização atual dos Guias Alimentares para gestantes e puérperas que amamentam em Cuba e as Diretrizes Alimentares para crianças até dois anos de idade. Suas páginas fornecem informações cruciais para melhorar as práticas de alimentação infantil e promover uma nutrição adequada desde os primeiros estágios da vida.
O comunicado refere ainda que outra intervenção fundamental para prevenir a anemia em meninas e rapazes, entre os 12 e os 23 meses de idade, é a aquisição e distribuição de Pós Múltiplos Nutrientes (PMN), que contêm 15 vitaminas e minerais essenciais. A sua utilização nas refeições diárias contribui para fornecer uma alimentação complementar adequada.
O Unicef continuará apoiando políticas favoráveis à amamentação e compartilhando as melhores experiências para que todas as mães possam aproveitar esta fase de forma satisfatória e eficaz”, afirma Alejandra Trossero.
O apoio eficaz às mulheres que amamentam e às suas famílias tem implicações no bem-estar das raparigas e dos rapazes. Vamos contribuir para este melhor começo de vida, acrescentou.
mem/alb/ls