Os habitantes dessa cidade comemoraram o 71º aniversário dos ataques aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes em Santiago de Cuba e Bayamo, respectivamente.
A data foi comemorada no Parque El Carmen, o local onde o capitão Roberto Rodríguez, El Vaquerito, líder do esquadrão suicida das tropas de Ernesto Che Guevara durante a captura e a libertação da cidade em janeiro de 1959, caiu heroicamente no final de dezembro de 1958.
O município de Santa Clara mereceu a sede provincial da data heroica por seus resultados na aplicação da ciência e inovação em Educação e Saúde, pela materialização de projetos de desenvolvimento local e por manter a mortalidade materna em zero, entre outros indicadores.
Também se destacou na materialização do programa de manutenção de clínicas e instituições de saúde e nos resultados em atividades esportivas e culturais, bem como na transformação de bairros.
O primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba na província central de Villa Clara, Osnay Miguel Colina, reconheceu o progresso alcançado pelo município, onde, apesar das dificuldades econômicas dos últimos tempos, existe um espírito coletivo para avançar na realização da soberania alimentar e do desenvolvimento social.
Durante o evento, foram reconhecidas organizações e instituições do território que se destacaram nas esferas econômica, social, cultural e esportiva.
mem/jfd/bm