A comemoração do 71º aniversário do ataque ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, e ao Quartel Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, tornou-se um merecido tributo aos heróis e mártires desse ato heroico, enquanto foram concedidos reconhecimentos a instituições, empresas, entidades e municípios que se destacaram na emulação do 26 de julho.
O primeiro secretário do Partido em Ciego de Avila, Julio Gómez, em seu discurso de abertura, destacou os esforços do povo de Morón, merecedor do alto prêmio, e reconheceu os resultados de setores vitais como Saúde Pública e Educação. Antes do evento, os diretores e trabalhadores de Morón realizaram ações de reparo e manutenção de obras sociais para o benefício da população, como clínicas médicas, o Centro Cultural Haydee Santamaría, o pátio do Museu Caonabo, escolas e estradas, tanto no perímetro urbano quanto em comunidades remotas.
Eles também fizeram uma mudança na imagem e na decoração de toda a área ao redor do local onde se encontra o galo, um dos símbolos representativos da cultura e da identidade de Morón, que dá as boas-vindas ao novo dia com seu canto refinado ao mesmo tempo em que recebe os visitantes que chegam à cidade de mesmo nome.
O evento foi animado por talentos locais, incluindo Lucy Sanfont, Alain Poveda, Líen Piloto e os atores da companhia Morón Teatro, acompanhados pela centenária Banda de Concerto Municipal, regida pelo maestro Pedro Pardo.
ro/nmt/bm