As delegações de ambos os países que participarão da reunião, cujo objetivo é fortalecer os processos de integração e consulta, abordarão questões estratégicas nas áreas de economia, comércio, ciência, cooperação, educação, cultura, esporte e segurança, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Durante o primeiro dia, realizado no dia anterior, foram criadas várias subcomissões.
A primeira foi a Subcomissão de Cooperação Técnica e Científica, na qual foi acordada uma agenda conjunta para fortalecer a relação bilateral em termos de cooperação Sul-Sul, com ênfase em áreas como agricultura, mudança climática, proteção da biodiversidade e desenvolvimento econômico e industrial, disse o comunicado.
O Subcomitê de Assuntos Econômicos e Comerciais também foi realizado, onde as delegações discutiram a importância de continuar o trabalho conjunto sobre proteção ambiental, agricultura, aquicultura e turismo.
Por fim, o comunicado acrescentou que foi criada a Subcomissão de Segurança, na qual a Colômbia e a Jamaica se comprometeram a trabalhar juntas nessa questão, com o objetivo de combater os crimes transnacionais.
No dia da abertura do mecanismo, liderado pela vice-ministra colombiana de Assuntos Multilaterais, Elizabeth Taylor, e pela embaixadora Sheila Sealy, secretária permanente do Ministério de Relações Exteriores e Comércio Exterior da Jamaica, ambas as partes concordaram em colaborar para alcançar o desenvolvimento inclusivo e sustentável com uma abordagem territorial, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
jha/ifs/bm