Nos primeiros seis meses de 2024, as vendas externas dessa fruta ultrapassaram 1,3 bilhão de dólares, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado, revelou o secretário geral da Associação de Frutas e Vegetais do Vietnã (Vinafruit), Dang Phuc Nguyen.
De acordo com especialistas, é provável que os preços do durião aumentem de duas a três vezes em relação aos preços atuais, já que os comerciantes podem se apressar para comprar a fruta para exportação.
O Vietnã tem uma vantagem competitiva, pois o durião é colhido o ano todo. Além disso, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, seu principal mercado de importação, a China, já autorizou mais de 700 códigos de área de cultivo e quase 200 códigos de embalagem para as empresas vietnamitas exportarem durião.
As exportações de durião da nação indochinesa ultrapassaram US$ 2,2 bilhões em 2023, estabelecendo um novo recorde, com a maior parte das vendas indo para o gigante asiático, cujas importações atingiram US$ 2 bilhões, um aumento anual de 1.515%.
As vendas para a República Tcheca, o Canadá, os Estados Unidos e Papua Nova Guiné também cresceram.
O durião, fruto comestível de uma árvore pertencente ao gênero Durios, é um alimento popular no sudeste asiático.
Caracteriza-se por seu grande tamanho, sua pele coberta de espinhos e por um odor que é considerado desagradável por muitos. Em algumas regiões, ela é chamada de “o rei das frutas”.
oda/mpm/bm