Em seu perfil na rede social X, o presidente destacou a nobreza e a diligência do povo do Espírito Santo.
Junto com Raúl e outros heróis da Geração do Centenário, vivemos aqui o amanhecer mais alegre do ano. Parabéns #Cuba, disse Díaz-Canel em sua mensagem.
O líder da Revolução Cubana Raúl Castro e o presidente Díaz-Canel lideraram o ato central do Dia da Rebeldia Nacional em Sancti Spíritus neste dia.
Diante de cerca de 5.000 espíritas, representando todos os cubanos, o vice-presidente Salvador Valdés Mesa expressou a vontade do país de enfrentar os desafios econômicos e promover seu desenvolvimento independente.
Em seu discurso principal, ele reafirmou a vontade de defender a Revolução Cubana diante da agressão dos EUA.
Na Plaza de la Revolución Mayor General Serafín Sánchez Valdivia, em Sancti Spíritus, o povo de Sancti Spíritus comemorou o 71º aniversário do ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, que deu início à luta insurrecional contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1959).
Também estiveram presentes uma delegação do Vietnã, membros da brigada europeia José Martí para trabalho voluntário e solidariedade com Cuba e a brigada Juan Rius Rivera de Porto Rico, bem como a brigada Venceremos dos Estados Unidos.
Também estiveram presentes uma delegação de cubano-americanos da Sociedade Cultural José Martí, um grupo afro-americano solidário com a ilha, e estudantes estrangeiros recém-formados pela Universidade de Ciências Médicas dessa cidade.
Esta é a terceira vez que a comemoração Moncadista é realizada na terra do Major General Serafín Sánchez Valdivia, herói das três guerras de independência e amigo pessoal de José Martí.
mem/evm/bm