“Nem ele próprio suspeitava de quão grande era”, disse seu grande amigo e companheiro de sonhos e conquistas, o comandante-em-chefe (da Revolução Cubana), Fidel Castro”, escreveu Díaz-Canel no X.
Da mesma forma, o primeiro-ministro Manuel Marrero destacou nessa rede social, o vínculo especial entre Hugo Chávez e Fidel Castro, que, segundo ele, também forjou profundas relações de fraternidade e solidariedade entre os dois povos.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da ilha, Bruno Rodríguez, lembrou “com especial carinho o comandante Hugo Chávez, o melhor amigo de Cuba, que completaria 70 anos”.
“Sua vitória eleitoral em 1998 lançou a Revolução Bolivariana e Chavista e a União Cívico-Militar que tornou possível o ressurgimento da Venezuela e de Nossa América”, acrescentou.
No âmbito da homenagem ao revolucionário venezuelano, realizou-se na véspera nesta capital um evento comemorativo do seu 70º aniversário, ocasião em que o embaixador daquele país, Orlando Maneiro, reafirmou a continuidade do legado de Hugo Chávez.
“Só o processo revolucionário na Venezuela e a sua atual liderança continuarão a garantir ao povo venezuelano a paz, o desenvolvimento e o crescimento que merece”, afirmou.
“Chávez vive no mandato do presidente Nicolás Maduro Moros que neste domingo, 28 de julho, vencerá as eleições presidenciais venezuelanas para continuar liderando os destinos da Grande Pátria de Simón Bolívar”, previu o diplomata.
oda/lld/cm