A exposição estará disponível entre os dias 1 e 4 de agosto no Centro Cultural La Moneda, patrocinador do evento em conjunto com a FLACH Galeria, e os visitantes poderão visitar dezenas de estandes e participar de oficinas, conferências e apresentação de exemplares.
De acordo com a informação distribuída pelos organizadores, a foto livro é uma publicação onde se estabelece uma narrativa através de imagens para contar uma história e estabelecer um vínculo emocional entre o observador e a obra.
Consequentemente, não se trata de um álbum de fotografias de um acontecimento específico ou de memórias familiares, mas sim de uma trama coerente e fluida, contada apenas com recursos que não sejam imagens.
Durante o terceiro encontro será concedido pela primeira vez o Prêmio StgoFoto à melhor publicação chilena deste tipo.
Além disso, serão proferidas duas conferências, uma delas de Paz Errázuriz, ganhadora do Prêmio Nacional de Belas Artes 2017, e outra do mexicano Pablo Ortiz Monasterio, considerado um dos maiores representantes da fotografia contemporânea.
Haverá também oficinas gratuitas sobre a arte da encadernação sem adesivos ou através da chamada costura japonesa.
Entre as editoras estrangeiras convidadas a participar do encontro estão Artex Arte, Balam, La Luminosa e Sub Editora, todas da Argentina; o Centro de Fotografia de Montevidéu e o Ministério Edições, do Uruguai.
Haverá também a Hydra Editorial, do México, e a KWY, do Peru, além da Lovely House, do Brasil.
jha/car/eam / fav