O cantor sofreu uma lesão nas cordas vocais em setembro do ano passado, da qual não conseguiu se recuperar, enquanto a banda estava imersa em sua turnê de despedida “‘Peace Out: The Farewell Tour”.
Os intérpretes de grandes sucessos como “Dream On” ou “Walk This Way” comunicaram nas suas redes sociais o cancelamento dos restantes shows da digressão e a sua retirada dos palcos.
Na nota publicada em sua conta X (antigo Twitter), eles explicaram que “a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para voltar a ser como era antes de sua lesão”.
O texto observa que “infelizmente, está claro que uma recuperação total não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária, de nos retirarmos da turnê”.
Da mesma forma, a banda expressou sua gratidão aos fãs que os acompanharam ao longo de seus mais de 50 anos de experiência.
Fundado em Boston, Estados Unidos, em 1970, o Aerosmith é um dos grupos de rock de maior sucesso de todos os tempos, com mais de 150 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Atualmente compostos por Steven Tyler (vocalista), Joe Perry (guitarra), Tom Hamilton (baixo), Joey Kramer (bateria) e Brad Whitford (guitarra) são responsáveis por grandes sucessos como “Dude (Looks Like A Lady)”, “I Don’t Want to Miss a Thing”, “Crazy” ou “Janie’s Got a Gun”.
Ao longo de sua carreira acumularam quatro Grammy Awards, 10 MTV Video Music Awards, quatro Billboard Awards e seis American Music Awards.
Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2001 e desde 2013 Steven Tyler e Joe Perry fazem parte do Songwriters Hall of Fame.
Apesar da aposentadoria dos palcos, o Aerosmith não fechou as portas para outros projetos criativos.
mem/mml/les/hb