O presidente fez o anúncio por meio de um vídeo transmitido neste domingo por ocasião da comemoração do Dia do Trabalhador Ferroviário no país eslavo, segundo a agência de notícias TASS.
“Precisamos de uma construção acelerada da infraestrutura ferroviária da Rússia que esteja em um novo nível tecnológico, utilizando os desenvolvimentos mais avançados. E aqui devemos não apenas partir das necessidades de hoje, mas também criar um plano para o futuro, para as próximas décadas”, Putin enfatizou.
Portanto, a agenda do país inclui a construção de artérias de alta velocidade e corredores logísticos internacionais, o desenvolvimento de rotas que passem perto dos mares de Azov e Negro e de uma ferrovia que se estenderá dos mares Báltico e de Barents ao Golfo Pérsico e ao Oceano Índico, acrescentou.
As tarefas são verdadeiramente de grande envergadura e tenho a certeza que, graças aos seus conhecimentos, experiência e orientação para alcançar resultados no interesse do país, iremos resolvê-las definitivamente, continuou o líder russo.
O presidente lembrou a tarefa de continuar a modernizar o conjunto ferroviário oriental: as ferrovias Baikal-Amur e Transiberiana, que deverão operar interligadas com a Rota Marítima do Norte e projetos promissores como a Ferrovia Latitude Norte com acesso aos portos do Ártico.
Putin sublinhou também o importante papel que o transporte ferroviário e os seus trabalhadores desempenham no desenvolvimento do país. “A abertura de novos mercados mundiais, o crescimento do turismo interno, o trabalho constante das empresas, incluindo o complexo da indústria de defesa, tudo isto é mérito deles”, resumiu.
mem/gfa/hb