19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A história olímpica abre caminho para Mijaín López

A história olímpica abre caminho para Mijaín López

Por Julio César Mejías

Paris, 6 ago (Prensa Latina) Paris 2024 já é um evento histórico por sua cerimônia de abertura única e pelas atuações icônicas consagradas nos anais olímpicos, nas quais deve ser incluído o lutador cubano de estilo greco-romano Mijaín López.

Por Julio César Mejías, enviado especial

Prestes a completar 42 anos, o gigante antilhano (1,98 m) buscará hoje o quinto título olímpico consecutivo, feito que deixaria para trás um quarteto de atletas lendários que o conquistaram quatro vezes: os estadunidenses Michael Phelps (natação), Carl Lewis (longa salto), Alfred Oerter (lançamento de disco), o dinamarquês Paul Elvstrom (vela).

O colosso de Herradura – sua cidade natal, localizada na província ocidental cubana de Pinar del Río, continuou trabalhando nos últimos dois anos longe dos holofotes da mídia e sem competir nas habituais competições de luta livre, nem em Mundiais, Copas ou jogos multiesportivos.

É claro que mesclar descanso e relaxamento com preparação focou em seu objetivo central que ele nunca escondeu: disputar sua sexta Olimpíada – começou em Atenas 2004, onde terminou em quinto lugar – e lutar pela tão sonhada medalha.

E a história abriu-lhe os braços, como que orgulhosa de receber alguém que é um exemplo de vontade férrea de triunfar e de se destacar nas suas ações, mesmo contra rivais que têm o dobro da sua idade.

Esta segunda-feira foi particularmente emocionante na Arena Campos de Marte, na Cidade Luz, com Mijaín voltando à competição principal e superando os três primeiros obstáculos no caminho para o título.

Desde que conquistou o ouro em Tóquio 2020, o quarto, o superpesado cubano (divisão de 130 quilos) não voltou a viver um dia de três lutas, em que eliminou o sul-coreano Lee Seungchan uma após a outra por contundentes 7 a 0, para o O iraniano Amin Mirzazadeh (3-1), atual campeão mundial e primeiro rival a marcar um ponto técnico contra o Mijaín desde Pequim 2008.

Depois de confirmar a ausência do turco Riza Kayaalp, sancionado por doping, o persa foi justamente o maior obstáculo que o cubano teria, mas superou com notas marcantes, como fez na semifinal contra o azerbaijano Sabah Salah Shariati, que pode “ter orgulho” de também ter marcado uma linha contra o múltiplo campeão (1-4).

“El Niño”, como o jogador grego também é conhecido entre familiares e amigos de sua terra natal, Herradura, enfrentará pelo título o também cubano e nacionalizado chileno Yasmani Acosta, que venceu o chinês Lingzhe Meng na outra semifinal.

Questionado sobre a referida luta pelo título, considerou que será um momento especial: “somos dois lutadores cubanos, Yasmani é muito importante para mim, porque começamos juntos desde a categoria juvenil e continuamos até compartilhando etapas de treino. garanto que teremos um bom. No final, será algo espetacular entre dois cubanos.

“Quando prometi algo ao povo, sempre cumpri. Sei que em Cuba todos estão em frente à televisão, só falta um passo para dançar um pouco mais”, observou.

Sobre o apoio recebido dos torcedores franceses que compareceram aos terrenos da Torre Eiffel e do Champs de Mars, o também pentacampeão mundial garantiu que viveu um dia muito especial, tanto para ele como para o resto do mundo, porque muitos em todo o planeta aguardavam o seu avanço para a discussão do ouro.

O premiado lutador cubano disse que está “feliz”, mas não deixou de lembrar que será a primeira final que seu pai Bartolo, falecido, não poderá ver, mas que lhe dedicará a medalha, já que ele já tem prata garantida, pelo menos.

Aconteça o que acontecer, o lendário lutador cubano anunciou que depois dos Jogos de Paris 2024 deixará a competição: “Estou farto. Temos que deixar espaço para os jovens que vierem. Lutar tem sido a minha vida inteira”.

A história olímpica já o acolheu e ainda aguarda o encerramento de uma página tão gloriosa, a de Mijaín, multicampeão.

lam/jcm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES