Falando no evento teórico Novo capítulo da modernização da China: um novo impulso para o desenvolvimento comum, realizado no Royal Havana Hotel, o embaixador disse que a estratégia da China significa uma modernização muito diferente daquela alcançada pelos países ocidentais por meio da pilhagem colonial.
Trata-se de um novo capítulo para a modernização rumo ao futuro, delineado durante a Terceira Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (CPC), realizada de 15 a 18 de julho em Pequim, explicou Xi.
Diante de especialistas do Centro de Pesquisa de Políticas Internacionais (CIPI), do Instituto de Estudos Internacionais da China (CIIS), o diplomata explicou que, nessa Sessão Plenária, o CPC emitiu uma Resolução adotando a Decisão sobre o Aprofundamento da Reforma e a Promoção da Modernização no Estilo Chinês.
Ele explicou que esse regulamento introduziu mais de 300 iniciativas e definiu uma direção clara para o desenvolvimento futuro da nação, que será baseado na paz e na estabilidade mundial dentro de uma comunidade de destino compartilhado para a humanidade.
O embaixador asiático explicou no fórum que a China continuará inabalavelmente no caminho do socialismo com suas próprias características, aprofundará inabalavelmente a reforma e a abertura de forma abrangente e avançará em direção à meta geral de modernização.
Ele argumentou que, sob a firme liderança do Comitê Central do PCC, com o Secretário Geral Xi Jinping à frente, a batalha contra a pobreza foi vencida e “construímos uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos com determinação e vigor sem precedentes”.
Na frente econômica, Xi exemplificou as perspectivas de crescimento econômico do gigante asiático, que no primeiro semestre de 2024 atingiu um produto interno bruto (PIB) de 61,7 trilhões de yuans, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
A China se tornou um importante parceiro comercial de mais de 150 países e regiões, disse o diplomata chinês, o que atende aos objetivos propostos para essa etapa e confirma, segundo ele, a forte resiliência da economia do país.
Ele também elogiou o sistema econômico de mercado socialista que, segundo ele, “deve desempenhar melhor seu papel como mecanismo econômico, para criar um ambiente mais justo e dinâmico, alcançar a alocação ideal de recursos e maximizar a eficiência e a eficácia”.
Por sua vez, o pesquisador do CIPI, Eduardo Regalado, destacou o progresso chinês em várias áreas que ressaltam a validade do caminho socialista da própria China, baseado no desenvolvimento de alta qualidade sob a liderança do PCC.
O pensamento sobre o socialismo com as peculiaridades chinesas foi consolidado na nova era, a construção de uma sociedade moderadamente abastada foi concluída juntamente com o progresso da democracia popular e da estabilidade social, ponderou Regalado.
ro/lld/glmv