A avaliação foi expressa pelos líderes numa conversa telefônica na qual Putin felicitou Lam pela sua recente eleição como secretária-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (CPV).
Durante o diálogo, o chefe de Estado russo expressou a sua confiança de que To Lam liderará o Partido, o Estado e o povo vietnamita para alcançar maior sucesso no processo de construção do Partido e no desenvolvimento de um país próspero.
O principal líder vietnamita, por sua vez, agradeceu a Putin as felicitações e afirmou que a nação indochinesa persiste na sua política externa a favor da independência, da autodeterminação, da multilateralização e da diversificação das suas relações.
Em particular, To Lam foi citado pela agência de notícias VNA, que o Vietnã atribui importância à consolidação e desenvolvimento da parceria estratégica abrangente com a Rússia, considerando-a uma prioridade na sua política externa.
Secretário-Geral do PCV reiterou também a sua confiança de que os laços bilaterais se desenvolverão constantemente, proporcionando benefícios práticos aos dois povos e contribuindo para a paz e o desenvolvimento na região e no mundo.
Ambos os líderes também concordaram com algumas orientações principais no âmbito da cooperação bilateral e multilateral.
Segundo a própria fonte, Putin espera receber o presidente vietnamita To Lam em visita à Rússia.
No sábado a eleição unânime de To Lam como secretário-geral do PCV, Putin enviou-lhe uma mensagem de felicitações na qual sublinhava que o resultado da reunião do Comitê Central do PCV demonstrava o “elevado prestígio político” do máximo líder partidário do Vietnã e o reconhecimento de suas contribuições para a nação.
Além disso, disse então o Kremlin, expressou esperança de que os dois lados continuem “um diálogo construtivo e cooperem juntos nas agendas bilaterais e internacionais”.
mem/mpm/cm