Por Fausto Triana, enviado especial
É provavelmente o maior espetáculo do evento sob as cinco argolas na capital francesa, onde na noite de 26 de julho o mundo viu suspenso pela primeira vez aquele que é sem dúvida o mais original da história.
O que poucos sabiam então era o desejo dos organizadores de mostrá-lo ao público no centro do Jardim das Tulherias, desde o Museu do Louvre, do Arco do Triunfo do Carrossel, até a Place de la Concorde.
A partir das 22h00 locais, o aeróstato inicia a sua subida que pode atingir os 60 metros, embora seja normal que permaneça suspenso a 30 metros. Milhares de pessoas reúnem-se previamente na zona envolvente, em modo piquenique e com familiares ou amigos à espera do grande momento.
Depois, os aplausos entusiasmados ao subir do caldeirão e no horizonte, bem visível, a Torre Eiffel realiza a sua cerimónia de iluminação intermitente a cada hora.
O fabuloso caldeirão, com sete metros de diâmetro, foi instalado numa lagoa artificial onde os turistas costumam sentar-se na sua envolvente para atirar migalhas de pão aos patos e cisnes que ali pousam.
Este receptáculo original é sustentado por diversas cordas esticadas sobre blocos de concreto e sua figura é destacada por 40 focos de LED que iluminam a nuvem criada por 200 bicos nebulizadores de alta pressão. Depois de ser iluminado pelos destacados atletas franceses Marie-José Perec e Teddy Riner, a entrada gratuita é um privilégio que ninguém quer perder na Cidade Luz.
Na realidade, não se trata de um fogo real que aparentemente arde, mas de uma ilusão de chamas sem combustível concebida pelo gigante energético francês EDF. Portanto, não há perigo de propagação do fogo.
Diante de uma popularidade notável, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, propôs que a pira olímpica permanecesse no lugar como um novo símbolo da cidade do amor, uma decisão que o Estado francês deve tomar nos próximos dias.
As noites em torno do monumento dos Jogos terminam em festa, celebrações, brindes, música e fotos em que a pirâmide de vidro do Louvre e a Torre Eiffel também ganham os seus toques de distinção.
ro/ft/ml