Segundo Zammer, este acordo permitirá a expansão das oportunidades financeiras internacionais, a atração de investimento estrangeiro e o apoio ao desenvolvimento económico das Maldivas.
Além disso, testemunharam a renovação do memorando entre a Comissão da Função Pública das Maldivas e o Centro Nacional para a Boa Governação da Índia, com vista a melhorar a capacidade de desenvolvimento dos nossos funcionários públicos.
Os dois ministros também inauguraram seis projetos de desenvolvimento comunitário de alto impacto concluídos com a assistência de uma subvenção indiana.
Os projetos mencionados são a Unidade de Saúde Mental em R. Ungoofaaru, o Centro de Desenvolvimento Infantil em HDh. Kulhudhuffushi, instalações de apoio à educação inclusiva em GDh. Thinadhoo, L. Gan e HA. Dhidhdhoo, bem como iluminação pública nas ilhas de Th Thimarafushi, Th Veymandoo e GA. Kondey.
Zammer explicou que estão diretamente ligados às comunidades das ilhas do país, enriquecem a vida e contribuem para o bem-estar dos seus habitantes.
Da mesma forma, numa conferência de imprensa conjunta, o Ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas agradeceu ao povo e ao Governo da Índia pela sua assistência e reiterou o compromisso de continuar a promover uma cooperação estreita entre os governos a nível bilateral, regional e multilateral.
Salientou que o desenvolvimento da nação é influenciado positivamente pelas diversas formas de assistência da Índia em áreas como saúde, educação, desporto, habitação e infraestruturas, entre outras.
A Índia também financiou o Projeto de Conectividade da Grande Malé, disse Zammer, que anunciou uma visita com o seu homólogo indiano ao local onde a iniciativa está a ser desenvolvida para testemunhar o seu progresso.
Da mesma forma, transmitiu ao Presidente de Jaishankar, Mohamed Muizzu, a proposta de iniciar negociações sobre um Acordo de Comércio Livre entre as Maldivas e a Índia, que, juntamente com outros acordos económicos e comerciais, facilitará a liberalização do comércio e reduzirá os riscos de fazer negócios em ambos os países, ele afirmou.
Por último, manifestou a sua satisfação com o diálogo, que descreveu como construtivo, mantido com o seu homólogo indiano sobre um vasto conjunto de questões como o interesse de uma maior cooperação nas áreas da economia, comércio e investimento, educação e formação, saúde, turismo, juventude, desporto, defesa e segurança e questões consulares, bem como a nível regional e multilateral.
ro/lrd/ml