23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 17 mil candidatos aprovados para eleições municipais no Chile

Mais de 17 mil candidatos aprovados para eleições municipais no Chile

Santiago do Chile, 12 ago (Prensa Latina) O Serviço Eleitoral (Servel) do Chile aceitou até hoje 17.189 candidatos para as eleições de 27 de outubro, onde serão escolhidos prefeitos, vereadores, conselheiros regionais e governadores.

Ao mesmo tempo, Servel rejeitou 1.430 candidaturas por diferentes motivos, mas os candidatos têm até 15 de agosto para apresentar o seu recurso aos tribunais eleitorais.

Estas serão as primeiras eleições com voto obrigatório desde que esta modalidade foi restabelecida em 2022 e os seus resultados são considerados fundamentais e um prelúdio do que poderá acontecer nas eleições parlamentares e presidenciais de 2025.

Vários pactos participarão do concurso e entre os mais representativos está o oficial Contigo Chile Mejor, que reúne partidos de esquerda e centro.

São eles os partidos Socialistas, Comunistas, Radicais, Liberais, Frente Ampla (Convergência Social e Revolução Democrática), Comunas, Partido para a Democracia, Federação Regionalista Social Verde, Ação Humanista e Democracia Cristã.

Outra aliança que estará na briga é a tradicional coalizão de oposição de direita Chile Vamos, composta pela Renovação Nacional, União Democrática Independente e Evópoli.

Irão também, cada um no seu caminho, o Partido Republicano, de extrema-direita; o Social Cristão, de tendência conservadora e ligado às igrejas evangélicas; o Partido Popular e os Independentes.

Ex-membros da extinta Coalizão de Partidos pela Democracia uniram-se no pacto do Centro Democrático, formado por Amarelos pelo Chile e Democratas.

Da mesma forma, juntou-se à corrida a Esquerda Popular Ecologista, formada pelos partidos Igualdade, Humanista, Popular e Ação Comunista-Proletária, além do Movimento Allendista e outras organizações sociais.

O período de propaganda eleitoral se estenderá até três dias antes das eleições, conforme estabelece Servel.

Se em alguns lugares nenhum dos candidatos obtiver a maioria dos votos, um segundo turno será realizado no dia 24 de novembro.

npg/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES