6 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Distrito do Pacífico Costa Rica pronto para observação de baleias

Distrito do Pacífico Costa Rica pronto para observação de baleias

San José, 12 ago (Prensa Latina) As instalações costeiras do distrito de Quepos, no Pacífico costarriquenho, estão hoje preparadas para enfrentar a temporada de observação de baleias de agosto a setembro, uma das atrações turísticas e profissionais mais importantes do país.

O território da província sudoeste de Puntarenas, que está entre os portos mais importantes da costa oceânica, aguarda a chegada iminente de cetáceos da espécie Megaptera novaeangliae, conhecidos como jubartes, lembra o canal Teletica.

O calor destas águas cristalinas – explica a estação de televisão – faz delas um canal preferido para estes majestosos mamíferos marinhos realizarem uma das migrações mais longas do reino animal através desta região oceânica, ponto de acesso ao emblemático Parque Nacional Manuel Antonio.

Os atuais preparativos da Costa Rica para receber a partir deste mês os cetáceos em Quepos, “que viajam – comenta a emissora de televisão – das frias águas polares aos trópicos para se reproduzir e dar à luz seus filhotes, antecipam um espetáculo incrível e único da natureza. ”

“Observar baleias jubarte e seus filhotes pulando no oceano é algo que todos nós definitivamente deveríamos ver em algum momento de nossas vidas”, diz Jeff Duchesneau, gerente da Marina Pez Vela, que qualifica a área como “um dos mais belos ambientes naturais”. “espetacular no planeta.”

“É por isso – acrescenta o especialista – que estamos tão entusiasmados em anunciar o início da temporada das baleias, uma oportunidade única de vivenciar de perto este fascinante fenômeno natural.”

Para o gestor da Marina Pez Vela, este impressionante espetáculo através do qual, todos os anos, centenas de baleias jubarte migram para as águas quentes da Costa Rica, “atrai visitantes de todo o mundo”.

A visão do especialista sobre a marca costeira das baleias descreve o contraste destas riquezas do patrimônio marítimo “com montanhas cobertas de florestas tropicais, repletas de vida selvagem, que competem com as águas azul-turquesa do Pacífico”.

Os empresários locais, encorajados, aparentemente, pelo aumento do turismo em 14,5% no país durante o primeiro semestre do ano, apresentaram pacotes acessíveis para esta época de encontro de baleias que incluem passeios de avistamento de catamarãs.

“Queremos criar – explica Duchesneau – uma experiência em que as pessoas possam não só desfrutar da observação de baleias, mas também ter um dia muito especial, rodeado de sol, boa comida e um excelente ambiente”.

Os referidos passeios de catamarã – argumenta – proporcionam uma experiência segura e educativa que combina o luxo da viagem naquela embarcação com a majestade dos nossos oceanos e da sua vida marinha”, num país que já recuperou da crise de 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus.

A chegada dos cetáceos é frequente durante os meses de fevereiro, agosto e setembro, quando as chances de avistar estas magníficas criaturas são máximas, enquanto acasalam e dão à luz os seus filhotes.

mem/apb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES