19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Greve universitária continua na Argentina

Greve universitária continua na Argentina

Buenos Aires, 13 ago (Prensa Latina) A Frente Sindical das Universidades Nacionais completa hoje o segundo dia de uma greve de 72 horas, convocada para exigir aumentos salariais e denunciar o ajuste do governo argentino.

Como parte da ação de protesto, membros da Federação dos Professores Universitários (Conadu), do Conadu Histórico, da Confederação dos Trabalhadores na Educação e outras organizações aderiram à cessação de atividades e iniciativas para tornar visível a situação do setor em um contexto marcado por uma crise socioeconômica.

Além disso, solicitaram a atualização das aposentadorias, a restituição do Fundo de Incentivo ao Professor e a eliminação do imposto de renda.

Num comunicado conjunto, estes grupos denunciaram a perda do poder de compra dos trabalhadores, enquanto a inflação acumulada no período de Dezembro de 2023 a Junho de 2024 ascende a 125,5%.

Da mesma forma, acusaram o Executivo de se recusar a negociar e de tentar esconder a deterioração dos salários e das condições de trabalho.

Por sua vez, a Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE) manifestou o seu apoio à greve e instou todo o campo popular a defender a educação como espaço de democratização do conhecimento e de mobilidade social.

Numa mensagem, a ATE destacou que “a queda vertiginosa do salário real do setor foi agravada pelo ajustamento sustentado levado a cabo pelo Executivo de Javier Milei” e considerou as propostas de aumento salarial em três por cento em Agosto e dois em Setembro.

oda/gas/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES