Ao revelar o caso conhecido como ‘B410’ em uma conferência de imprensa, o chefe da entidade, Marco Livio Díaz, explicou que foram identificados contribuintes e empresas de construção que poderiam estar envolvidos.
A rede, acrescentou, é formada por 410 empresas que têm em comum um representante legal, um sócio e estão ligadas a uma empresa offshore sediada em Belize.
Além disso, enfatizou, 75 porcento dessas empresas foram constituídas pelo mesmo cartório.
Duas delas, registradas durante o governo anterior, segundo ele, forneceram materiais para cinco grandes empresas de construção.
As entidades cobraram do Estado entre 2021 e 2023 um valor estimado de cinco bilhões 241 milhões de quetzals (cerca de 672 milhões de dólares), disse o funcionário.
Ele anunciou que estão trabalhando nesses sistemas e estão prontos para desativar os contribuintes que pertencem à estrutura.
Díaz acrescentou que a descoberta foi resultado de uma extensa investigação, na qual foi detectada a falsificação de faturas para registrar empresas, o uso do mesmo endereço, o mesmo contador e o mesmo representante legal.
Ele garantiu que 32 entidades relacionadas foram denunciadas perante um Tribunal Pluripessoal e informaram o Ministério Público, a Controladoria Geral da União e a Procuradoria Geral da República.
O Ministério Público terá que investigar mais a fundo, determinar quem são os principais atores nesses eventos e se eles têm vínculos com ex-funcionários do Estado, disse o chefe do SAT.
Para nós, como funcionários da administração tributária, esse é um caso que nos prejudica”, observou ele, porque eles trabalham arduamente para cobrar impostos e a população e muitas empresas respondem a esse chamado, enfatizou.
A arrecadação de impostos na Guatemala apresentou uma desaceleração de janeiro a junho, com uma taxa de crescimento positiva, embora menor do que no mesmo período de 2023.
O menor dinamismo caiu principalmente, de acordo com dados do SAT, no imposto de renda, no imposto sobre valor agregado e nos impostos sobre comércio exterior.
rgh/znc/glmv