O gigante asiático busca construir uma civilização ecológica próspera e sustentável, na qual a natureza e o homem coexistam em harmonia segundo o conceito oficial de que “águas cristalinas e montanhas exuberantes são bens inestimáveis”.
Segundo dados oficiais, no primeiro semestre deste ano a proporção de dias com boa qualidade do ar foi de 82,8 por cento, mais 1,4 pontos percentuais que em 2023, enquanto o número médio de dias com poluição severa ou superior diminuiu 1,1 por cento em termos anuais. ano.
Por outro lado, nos primeiros seis meses de 2024 a proporção de troços com excelente qualidade das águas superficiais (Classes I a III) foi de 88,8 por cento, mais um ponto percentual que no ano anterior.
Em 2023, a China concluiu a reflorestação e a melhoria de 8,33 milhões de hectares de pastagens e a restauração de 1,9 milhões de hectares de terras desertificadas e erodidas.
Em diversas ocasiões, o Presidente Xi Jinping sublinhou que o desenvolvimento de alta qualidade e a proteção de alto nível são complementares e reforçam-se mutuamente.
Após quatro décadas de rápido crescimento industrial e poluição, há alguns anos a China tem promovido a “transformação e relocalização” de empresas químicas e a restauração do ambiente ecológico.
Ao mesmo tempo, o país prioriza a formação de outras indústrias menos poluentes, o uso de novas energias e equipamentos de última geração, o uso da biologia sintética e outros elementos relacionados à chamada “economia verde”.
A Terceira Sessão Plenária do 20.º Comité Central do Partido Comunista propôs recentemente concentrar-se na construção de uma bela China.
Neste sentido, a liderança máxima do país apelou à aceleração da transformação verde abrangente do desenvolvimento económico e social, à melhoria do sistema de governação do ambiente ecológico, à prioridade à ecologia, à conservação e ao desenvolvimento intensivo, verde e de baixo carbono.
O Presidente Xi Jinping apelou à proteção sistemática das montanhas, rios, florestas, campos, lagos, pastagens e areias para promover a construção da civilização ecológica.
jf/idm / fav