A Safaricom M-Pesa Mobile Financial Service Plc, uma subsidiária da Safaricom Telecommunication Ethiopia Plc, sediada no Quênia, atingiu quase metade da população com os seus serviços de Internet móvel 4G em cerca de dois anos após o lançamento das suas operações comerciais no país, revelou.
Vanhelleputte, em declarações à Agência de Notícias da Etiópia, lembrou que em Outubro de 2022 começaram com cerca de mil torres de telecomunicações, número que triplicou até à data.
Para avançar, firmaram parceria com a estatal Ethio Telecom para compartilhar infraestrutura. Especificou que, das três mil torres, 60% foram construídas pela Safaricom e existe um acordo de troca de infraestruturas passivas com a empresa nacional pelos restantes 40%.
O gestor destacou o trabalho próximo com os diferentes ministérios e instituições, bem como com os estados regionais e o Gabinete do Primeiro-Ministro.
Por outro lado, até o momento a empresa de telecomunicações criou mais de mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos, contribuindo para o crescimento econômico da Etiópia.
Em termos de clientes, Vanhelleputte anunciou o número de quase cinco milhões de clientes ativos, número que continua a aumentar nos últimos meses.
“Temos muita esperança de que em menos de um ano cresceremos de cinco milhões para mais de 10 milhões nos próximos 12 meses. Estamos realmente numa fase de crescimento muito agressiva e isso é bastante entusiasmante”, frisou.
Com quase 200 lojas em todo o país, reafirmou o compromisso de contribuir para a Etiópia digital, foco evidente com o lançamento da Mpesa, uma plataforma de dinheiro móvel que visa contribuir para a transição para uma sociedade sem dinheiro.
“Uma das razões pelas quais queremos investir na Etiópia é contribuir para a agenda do governo da Etiópia digital”, disse ele, embora reconhecendo os desafios no acesso a determinados pagamentos por serviços. Nesse sentido, expressou otimismo quanto à expansão futura em áreas como pagamento de impostos e combustíveis.
No futuro, esperam, juntamente com outros bancos comerciais e plataformas de pagamento digital, oferecer os seus serviços e soluções neste sentido, como fizeram recentemente com a Companhia Elétrica Etíope. “Assim, agora os nossos clientes do Mpesa também podem fazer o pagamento digital da conta de luz”, destacou.
A Safaricom Etiópia comprometeu-se ainda a investir na expansão da sua cobertura de rede para atingir 80-90% da população e na introdução de novas soluções digitais, enquanto com a Mpsa lançarão produtos bancários de poupança e empréstimo num futuro próximo, concluiu.
ro/nmr/cm