19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente reeleito Abinader toma posse hoje na República Dominicana

Presidente reeleito Abinader toma posse hoje na República Dominicana

Santo Domingo, 16 ago (Prensa Latina) O reeleito presidente da República Dominicana, Luis Abinader, assumirá hoje seu segundo mandato, no qual testará sua política reformista e sua habilidade como economista.

A cerimónia de inauguração, muito diferente da de 2020, então marcada pela pandemia da Covid-19 e realizada com absoluta discrição, terá lugar esta manhã no Teatro Nacional com a presença de delegações oficiais de dezenas de países.

Entre os presentes estão o Rei da Espanha, Felipe VI; os líderes do Paraguai e do Panamá, Santiago Peña Palacio e José Raúl Mulino, respectivamente; o primeiro-ministro da Guiana, Mark Phillips; o chefe de estado do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo.

Também o Primeiro Ministro da Comunidade das Bahamas, Philip Edward Davis, e o seu homólogo de Curaçao e chefe da delegação holandesa, Gilmar Pisas; o primeiro-ministro de Belize, John Briceño; o Governador Geral de Antígua e Barbuda, Rodney Williams, e o vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa.

Da mesma forma, o Vice-Primeiro Ministro de Cuba Jorge Luis Tapia Fonseca; o Ministro do Comércio Interno e Exterior da Sérvia, Tomislav Momirovic, e a Secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, entre outras autoridades.

Abinader, 57 anos, de origem libanesa, vem de uma família rica com importantes negócios nas áreas de turismo, ensino superior e fabricação de cimento, conhecido como Grupo Empresarial Abicor.

A sua fortuna pessoal está estimada em 70 milhões de dólares, segundo uma declaração pública de bens que apresentou um mês depois de vencer as eleições há quatro anos.

Sua formação acadêmica deixou marcas no Instituto Tecnológico de Santo Domingo, onde se formou em Economia. Ele completou vários cursos de pós-graduação nas salas de aula da Universidade de Harvard, do Arthur D. Little Institute em Cambridge, Massachusetts, e do Dartmouth College, em Hanover, New Hampshire.

O actual presidente reeleito com quase 58 por cento dos votos válidos em Maio passado conquistou esse cargo em 2020, depois de fundar o Partido Revolucionário Moderno (PRM) em 2014, juntamente com políticos do Partido Revolucionário Dominicano (PRD).

Em 5 de julho de 2020, Abinader, o primeiro dignitário nascido após a ditadura de Leónidas Trujillo, venceu com o apoio de 52,52 por cento dos votos.

Em 15 de outubro daquele ano, a República Dominicana assinou um importante acordo de cooperação com os Estados Unidos para ter acesso a cerca de 2 bilhões de dólares que seriam utilizados nas áreas de energia, turismo e outros projetos de infraestruturas.

A administração da Abinader é questionada pela oposição pelo aumento da dívida pública do país de 44.622,3 bilhões de dólares em 2020 para 54.828,8 bilhões em Dezembro de 2023.

Com uma política governamental definida, uma das suas prioridades é elevar o nível de vida de 24,6 % dos cidadãos pobres nas zonas rurais e 18 % nas zonas urbanas, segundo dados oficiais.

O presidente é apoiado pela vitória esmagadora do PRM nas eleições autárquicas de Fevereiro passado e nas eleições presidenciais e legislativas de Maio, nas quais conquistou cerca de 120 das 158 autarquias em conflito, 29 assentos no Senado num total de 32, e a maioria no Congresso Nacional (145 deputados em 190).

Com este cenário, e se prevalecer a vontade de resolver os principais problemas coletivos, a Abinader poderá levar a cabo o programa prometido.

Apesar do bom desempenho económico neste quadriénio em sectores estratégicos como o turismo, o investimento directo estrangeiro e o recebimento de remessas, as organizações mundiais indicam que o país não conseguiu gerar empregos de qualidade, persiste um sistema de saúde deficiente e um aumento da a economia informal.

O combate à insegurança dos cidadãos, juntamente com o elevado custo de vida, o desemprego e a corrupção, constituem prioridades do segundo mandato da PRM.

Uma questão de importância social e ainda pendente é a luta que o Executivo terá de travar contra o feminicídio, que no ano passado custou a vida a 51 mulheres. Não menos importante para a nova administração é a questão da imigração, especialmente do vizinho Haiti, atualmente dominado por bandos paramilitares que transformaram aquela nação num inferno agravado pela falta de um governo estabelecido e de uma estrutura socioeconômica decadente.

rgh/mpv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES