9 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Resposta do governo israelense à crise econômica é criticada

Resposta do governo israelense à crise econômica é criticada

Tel Aviv, 18 ago (Prensa Latina) Depois de dez meses de guerra em Gaza, o déficit orçamentário de Israel é enorme e os investimentos estão caindo, enquanto a fuga de capitais, a inflação e os preços estão subindo, advertiu hoje o portal de notícias Ynet.

“O pico da inflação se soma a uma série de dados econômicos preocupantes: um déficit crescente, rebaixamento da classificação de crédito, uma redução no investimento e aumento dos custos de moradia”, disse.

A agência observou que, desde então, os investidores estrangeiros retiraram 50 bilhões de sekels (cerca de 13,6 bilhões de dólares) da Bolsa de Valores de Tel Aviv.

A situação lembra os dias que se seguiram à Guerra do Yom Kippur, em 1973, mas o governo formulou quatro planos de emergência para tentar salvar a economia, ao passo que hoje aqueles que nos lideram não estão à altura da tarefa, disse ele.

O Ynet criticou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Fazenda Bezalel Smotrich por “congelarem as discussões orçamentárias e emitirem mensagens calmantes imaginárias”.

O fracasso do governo israelense no campo econômico está se tornando um fato da vida, advertiu.

Há funcionários no gabinete que “não entendem a magnitude do perigo e outros que têm certeza de que, com a ajuda de Deus, demonstraremos vitória completa também na economia”, disse ele, referindo-se ao setor religioso da administração.

Os custos do conflito para a economia nacional são estimados em 88,4 bilhões de sekels (cerca de US$ 23,5 bilhões).

Apesar dos gastos e do déficit fiscal crescente, o The Times of Israel criticou recentemente a aliança de extrema direita no poder por usar “bilhões de sekels em fundos discricionários, disponibilizados aos aliados políticos de Netanyahu”.

O Banco de Israel estimou no mês passado que o produto interno bruto do país crescerá 1,5% neste ano e 4,2% no próximo, uma queda em relação às estimativas anteriores devido à agressão contra Gaza.

mem/rob/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES