Durante as conversações oficiais no Grande Salão do Povo nesta capital, Xi também apelou ao aprofundamento da construção de uma comunidade com um futuro partilhado entre a China e o Vietname de importância estratégica.
O presidente elogiou o estado atual das relações bilaterais ao mencionar que a China foi o primeiro país estrangeiro que To Lam visitou após a sua nomeação como secretário-geral do Partido Comunista do Vietname (PCV).
Da mesma forma, o chefe de Estado destacou a história de intercâmbios entre as duas partes, ideais e crenças comuns, bem como a profunda amizade bilateral de camaradas e irmãos que remonta às atividades revolucionárias do Presidente vietnamita Ho Chi Minh, há 100 anos. .
Por seu lado, To Lam sublinhou que o CPV e o Estado “sempre atribuíram grande importância às relações com a China, considerando-as uma opção estratégica e a maior prioridade na política externa do Vietnã”.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, o líder máximo do país vizinho mostrou a sua vontade de aprofundar e melhorar ainda mais a parceria de cooperação estratégica abrangente.
“Como camaradas e irmãos, sempre nos preocupamos e acompanhamos cada passo do desenvolvimento da China. Ressaltamos mais uma vez que o Vietnã implementa firmemente a política de Uma Só China e que Taiwan é uma parte inalienável do território da China”, acrescentou.
Anteriormente, ambos os líderes participaram numa cerimónia de boas-vindas no Grande Salão do Povo e depois assinaram um documento de cooperação.
A visita do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã será estendida até amanhã para completar três dias de agenda no gigante asiático. Ao avaliar a importância desta viagem, o Ministro dos Negócios Estrangeiros vietnamita, Bui Thanh Son, sublinhou que esta viagem ratifica a vontade e a mais alta prioridade que ambas as nações dão à consolidação e ao desenvolvimento da parceria bilateral de cooperação estratégica abrangente com vista à construção de um comunidade de futuro compartilhado.
jf/idm/ls