23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Polêmico santuário profanado no Japão associado criminosos de guerra

Polêmico santuário profanado no Japão associado criminosos de guerra

Tóquio, 19 ago (Prensa Latina) Hoje, a polícia de Tóquio está investigando novos grafites encontrados no polêmico Santuário Yasukuni, onde são homenageados cidadãos que morreram em várias guerras, incluindo criminosos da Segunda Guerra Mundial.

Um funcionário do cemitério chamou a polícia esta manhã para relatar a descoberta de pichações em um pilar de pedra perto do portão Torii, na entrada principal, que desfigura o nome do santuário inscrito nele.

De acordo com policiais, tinta preta foi usada para rotular caracteres chineses que delineavam a palavra ofensiva “banheiro”.

As autoridades investigam o caso por danos materiais e suspeitam de cidadãos de origem chinesa, já que o autor compartilhou um vídeo das ações em um aplicativo chinês e recebeu elogios de alguns usuários, com frases como: “muito bem” e “lindo”.

Vários países consideram Yasukuni um símbolo do passado militarista do Japão, especialmente as nações vizinhas que sofreram com o colonialismo japonês na época da Segunda Guerra Mundial.

No santuário, localizado nesta capital, é prestada homenagem a mais de 2,4 milhões de pessoas que tombaram lutando por este país entre o final do século XIX e 1945.

A inclusão, na década de 1970, dos restos mortais de 14 políticos e oficiais do exército imperial condenados por um tribunal internacional como criminosos de guerra de Classe A após a conflagração constitui a fonte de maior controvérsia e tensão.

Todo dia 15 de agosto, quando é comemorada a rendição do Japão naquela guerra, as autoridades vão a Yasukuni ou enviam oferendas rituais ao santuário, o que gera protestos de nações vizinhas que consideram a veneração de criminosos uma ofensa.

Atos de profanação ou protesto não são novidade aqui, já que em outras ocasiões os grafites tiveram que ser apagados com fins ofensivos semelhantes.

jf/msm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES