Durán disse ao jornal Granma que há experiência com essa doença na ilha, pois em 2022 foram detectados oito casos, que foram controlados em tempo hábil.
A Organização Mundial da Saúde declarou o surto de MPOX uma emergência de saúde pública internacional, pois a doença surgiu na República Democrática do Congo e em um número crescente de países africanos, além de se espalhar para fora da África.
Durán disse que a maneira como a doença é transmitida é por meio do contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais ou lesões na pele.
Ele acrescentou que a doença também é transmitida por meio de relações sexuais, mas, diferentemente de outras infecções sexualmente transmissíveis, não pode ser evitada apenas com o uso de preservativos, pois também é transmitida por meio do contato corpo a corpo.
Sobre os sintomas, ele especificou que geralmente começa com febre, dores musculares, dores de cabeça, entre outros, incluindo a desagradável erupção cutânea na pele das mãos, solas dos pés, virilha, regiões genitais, e pode durar entre duas e quatro semanas.
mem/abm/bm