Segundo o chefe do órgão antidrogas do Ministério do Interior (Minint), coronel Juan Carlos Poey, as autoridades envolvidas neste combate estão preparadas e é oferecida assistência criminal internacional para a captura e extradição dos organizadores cubanos do tráfico no exterior.
Destacou também que a região da América Central e do Caribe continua a ser utilizada como zona de trânsito para o tráfico em grande escala e que o tráfico de drogas tem laços cada vez mais fortes com a transferência de armas de fogo, o que representa um grave problema para a estabilidade e a segurança da região e do Hemisfério Ocidental.
Em aparição na véspera no programa de rádio e televisão Mesa Redonda, o chefe do órgão antidrogas do Minint citou entre os principais resultados deste ano a captura de 82 prisões nas quais foram apreendidos mais de 507 kg de drogas, com predomínio de cocaína ( 309.361 kg).
Salientou que 18 pessoas foram acusadas de tentarem apropriar-se das drogas encontradas e foram apreendidos 35,97 kg destas substâncias, impedindo-as de chegar ao mercado nacional.
Juntamente com as tropas da guarda de fronteira e a sede do Minint de Artemisa, Pinar del Río e o município de Isla de la Juventud (oeste), quatro operações combinadas de tráfico de pessoas e drogas foram confrontadas e dificultadas, utilizando lanchas rápidas, observou.
Por via aérea, foram evitadas 26 operações de tráfico de droga dirigidas a Cuba – três impedidas no estrangeiro -, das quais foram apreendidos 48,20 kg de droga, tendo sido detidas 61 pessoas, 47 cubanos e 14 estrangeiros, disse.
Poey Guerra informou que foram detectados 67 casos de cultivo de maconha no país, nos quais foram apreendidas 38.696 plantas e 50.235 sementes.
O oficial detalhou que graças à ação conjunta das forças do Minint e da Polícia Nacional Revolucionária, 3010 pessoas foram acusadas de Tráfico e Posse de Drogas em ações operacionais e públicas e foram apreendidos 158,42 kg de drogas que não chegaram ao mercado interno, mais de 81 milhões de pesos e 33 armas de fogo, entre outros itens.
Especificou ainda que foram monitorizados 83 incidentes de tráfico e consumo de droga, envolvendo 51 jovens e 72 adolescentes, em diferentes níveis de ensino, razão pela qual reafirmou a importância do papel ativo das famílias, escolas e comunidades para contribuir para a protecção dos mais jovens deste flagelo.
mem/evm/cm