Madri, 22 ago (Prensa Latina) Dado o sinal de partida há uma semana e sem fechar o mercado de transferências, a Liga Espanhola de Futebol está hoje de olho nos três grandes.
Por Fausto Triana
O Real Madrid parece completo depois de adquirir o tão aguardado atacante francês Kylian Mbappé para a temporada, juntamente com o jovem brasileiro Endrick, mas alguns especialistas apontam que a “casa branca” procura um lateral-esquerdo.
O nome do canadense Alphonso Davis (Bayern de Munique) surgiu diversas vezes , diante das dúvidas em torno do francês Ferland Mendy e de seu substituto Fran García. Tudo tem a ver com a saída do versátil Nacho Fernández, que foi para a Arábia Saudita.
De qualquer forma, os merengues têm uma linha de ataque muito poderosa com Mbappé, os brasileiros Vinicius Junior e Rodrygo Goes, e o inglês Jude Bellingham. No entanto, eles se ressentem da aposentadoria do alemão Toni Kroos, o notável maestro do meio-campo.
O Atlético de Madrid fortaleceu-se de forma excelente nas últimas semanas. O meio-campista inglês Conor Gallagher acaba de chegar à linha de ataque que incorporou o argentino Julián Alvarez e o norueguês Alexander Sorloth.
A situação não parece tão clara para o Barcelona , que durante semanas “vendeu fumaça” com a “contratação segura” de uma das pérolas da Eurocopa, o atacante Nico Williams. Porém, o basco de origem ganesa acabou ficando no Athletic Bilbao.
Os blaugranas, com o seu novo treinador, o alemão Hansi Flick, mantêm o compromisso com o veterano polaco Robert Lewandowski, que estreou com dois golos ao Valência, e com o jovem Lamine Yamal, de 17 anos.
Contrataram Dani Olmo, do Leipzig , mas ainda não conseguiram inscrevê-lo por questões financeiras. O resto é especulação por enquanto. Fala-se do português Rafael Leão e do italiano Marcelo Chiesa.
Embora todo o foco esteja no técnico do Real Madrid , Carlo Ancelotti, sobre como administrar um elenco cheio de estrelas e fazê-lo funcionar, a LaLiga da Espanha pode estar mais perto do que o esperado.
Somar peças não é a única coisa relevante e há dois exemplos neste século, o inglês Leicester e o alemão Bayern Leverkusen, que sem grandes folhas salariais e um estilo de jogo relevante, conquistaram as respetivas ligas.
Também na Espanha destaca-se o caso do Girona de Michel Sánchez, que com números crescentes, conseguiu o quarto lugar e a qualificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história.
mem/ft/cm