23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Otimismo na Bolívia em relação ao acordo de lítio com a China

Otimismo na Bolívia em relação ao acordo de lítio com a China

La Paz, 23 ago (Prensa Latina) Os bolivianos veem hoje com otimismo o anúncio de avanços na implementação de um acordo com a empresa chinesa Citic Gouam Group para instalar uma planta industrial para a produção de carbonato de lítio em Potosí.

Em junho de 2023, a empresa estatal Yacimientos de Litio Boliviano (YLB) e a empresa chinesa assinaram um acordo para estabelecer uma indústria de tecnologia de extração direta (EDL) nas salinas de Uyuni, em Potosí.

Com relação a essa questão, a presidente executiva da YLB, Karla Calderón, garantiu que os estudos de viabilidade técnica e financeira do projeto deverão ser concluídos nas “próximas semanas”.

“A partir de agora, sentaremos para discutir o modelo de negócios e, conforme apropriado, assinaremos um contrato para iniciar a implementação”, disse a autoridade em declarações ao Original Peoples’ Radio System.

Ele descreveu que, antes e de acordo com os regulamentos e a legislação boliviana, esse contrato deve ser aprovado pela Assembleia Legislativa Plurinacional (ALP).

Anteriormente, o diretor da YLB forneceu informações sobre os resultados dos estudos de viabilidade técnica para a instalação dessa indústria no norte das salinas aos habitantes e às autoridades nativas do município de Coroma, Potosí.

De acordo com as informações disponíveis, a multinacional Citic Guoan Group construiu uma fábrica de carbonato de lítio em tempo recorde em 2022, em apenas nove meses, portanto, espera-se que, após a assinatura do acordo de viabilidade para os estudos correspondentes, a construção seja iniciada.

A Citic Guoan também é a primeira empresa a se aventurar na extração direta de lítio a partir de salmoura bruta, segundo informações.

Além disso, seu potencial em pesquisa e gestão de conhecimento permitiu que a empresa estabelecesse a maior fábrica de produção de tecnologia EDL do mundo até o final de 2022.

As autoridades bolivianas argumentam que seu modelo de investimento no desenvolvimento do setor de lítio coloca o princípio do respeito à soberania do país em primeiro lugar.

Nesse contexto, o Estado boliviano, por meio da YLB, terá o controle de toda a cadeia de produção, desde a extração, a industrialização e a comercialização do produto final, de acordo com o Ministério de Hidrocarbonetos e Energia.

jha/jpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES