Em seu perfil na rede social X, o máximo representante da diplomacia da ilha caribenha afirmou que ‘a Revolução Bolivariana e Chavista permanecerá vitoriosa como seu povo escolheu’.
No dia anterior, o presidente Miguel Díaz-Canel reiterou o apoio de Cuba à soberania da Venezuela, após a certificação pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.
A Câmara Eleitoral do TSJ da #Venezuela já certificou o triunfo de @NicolasMaduro nas eleições de 28 de julho e ordenou a publicação de seus resultados no CNE. Quando os intrometidos e céticos pedirão desculpas ao presidente reeleito e ao seu povo corajoso e nobre? perguntou ele por meio da rede social X.
O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela certificou na última quinta-feira a vitória do presidente Nicolás Maduro após uma revisão formal dos resultados da eleição presidencial.
Essa decisão confirmou que “de forma irrestrita e inequívoca (…) os boletins emitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral são respaldados pelas folhas de apuração emitidas por cada uma das máquinas”.
De acordo com a presidente da Suprema Corte, Caryslia Rodríguez, no contexto dessas eleições, a Venezuela sofreu uma tentativa de golpe de Estado acompanhada de um ataque cibernético em grande escala.
rgh/evm/glmv