23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novas consultas em França sobre o primeiro-ministro

Novas consultas em França sobre o primeiro-ministro

Paris, 27 ago (Prensa Latina) O presidente francês, Emmanuel Macron, abriu hoje uma segunda rodada de consultas políticas para a nomeação do novo primeiro-ministro, um processo marcado por tensões após sua recusa em nomear o representante da esquerda.

Na véspera terminou o primeiro ciclo de diálogo com os partidos e dirigentes parlamentares, após o qual o chefe de Estado descartou a possibilidade de um governo liderado pela Nova Frente Popular, a aliança que inclui La Francia Insumisa (LFI), os socialistas , ambientalistas e comunistas.

Citando a estabilidade institucional, o presidente apelou à continuação das conversações a partir desta terça-feira, o que implica que a sua visão é nomear um primeiro-ministro do campo da direita.

Nesse sentido, convidou socialistas, ambientalistas e comunistas para as novas consultas e deixou de fora a LFI, decisão que gerou reclamações e apelos a protestos por parte das fileiras da esquerda.

A Nova Frente Popular foi a lista que obteve mais deputados (193) nas eleições legislativas do mês passado, embora longe da maioria absoluta na Assembleia Nacional (289), razão pela qual reivindica o direito de propor o primeiro-ministro, neste caso para a economista Lucie Castets.

A esquerda acusa o presidente de ignorar os resultados das urnas e de evitar a tradição republicana de nomear em Matignon um representante do bloco com mais assentos na Assembleia.

Por seu lado, o presidente defende que nas eleições legislativas nenhuma força política pode declarar-se vencedora, uma vez que três listas obtiveram mais de uma centena de deputados, a esquerda, o partido no poder e a extrema direita, todos longe da maioria absoluta.

As novas consultas poderão levar ao poder uma aliança entre o governo e os conservadores, mas sempre sob o risco de uma moção de censura que a derrube.

Em 16 de julho, Macron aceitou a demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal e de todo o seu gabinete, no entanto, pediu-lhes que permanecessem nos seus cargos com funções básicas até que um substituto fosse nomeado.

A oposição acusa o Presidente da República de bloquear o país e de ignorar os resultados das eleições legislativas de 30 de junho e 7 de julho, ao atrasar a nomeação de um novo chefe de Matignon, que terá a possibilidade de formar governo.

lam/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES