15 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Adoração aos orixás nas águas do Mar do Caribe em Trinidad, Cuba

Adoração aos orixás nas águas do Mar do Caribe em Trinidad, Cuba

Por Raúl García Alvarez

Sancti Spíritus, Trinidad, Cuba, 27 ago (Prensa Latina) No Mar do Caribe, beijando as terras do sul desta província central, foi prestada homenagem a Yemayá, hoje Eladia Lombana da Casa Templo elogiou a amada e forte divindade africana , em Trinidad de Cuba.

Incensos, brincadeiras, danças e cantos chegaram a essas terras com os escravos que ofereceram suor e sangue para o desenvolvimento açucareiro do Vale dos Engenhos, Patrimônio Cultural da Humanidade vizinho ao terceiro povoado cubano.

Nos salões – salas – estão os deuses do afeto, da equidade, da vela, da música, da sabedoria, da fertilidade, da pesca, da guerra, dos mares, outros representando o santo local, com seus trajes, vestimentas e cores.

Israel Bravo, babaloche (hierarca superior) da Casa Santo Yemayá (a Virgem de Regla), disse à Prensa Latina que ela é fonte de vida, mãe de todos os filhos da terra, harmonia, mistura pública de santos católicos e do deuses criados por negros.

Numa residência – um antigo palácio do século XVIII – conserva-se grande parte do testemunho do culto ao santo por parte da vila e dos pequenos grupos instalados nas fábricas de açúcar.

Tem uma presença importante, segundo os crentes, na África Ocidental actualmente dominada pela Nigéria e pelo Benim.

Para Lombana ela é a rainha de todos, segundo especialistas seu nome vem do iorubá Yemójá (Yeyé: mãe-Omo: filho – Eyá: Peixe) e sua adorada

Eles a amam e ao mesmo tempo temem seus castigos, disse ele.

Existem outros orixás associados aos seus poderes como Olokun, que governa as profundezas do oceano, lugares misteriosos, perdidos no tempo e na parte mais profunda dos oceanos.

A Cidade Museu do Caribe era um cenário ideal, como afirmou a bisneta de escravos, até das pedras surgiram fatos e memórias de ancestrais, pessoas que cantaram para a vida e condenaram os traficantes de escravos.

Enquanto estavam na Casa Santo de Noslen Vega, dedicada a São Lázaro (Babalú Ayé), jovens e veteranos dançavam, tocavam e modulavam na liga dos deuses. O santo vestido de amarelo é a imagem da divindade e de roxo ou lilás é o da Igreja Católica, disse.

É uma das divindades mais conhecidas e veneradas da ilha junto com Changó e Ochún, deus das doenças, milagroso e cruel para quem não lhe obedece ou se esquece de fazer as suas promessas.

17 de dezembro é o seu dia em Cuba. Na comunidade de El Rincón, em Havana, centro desta festa, milhares de pessoas peregrinam para fazer promessas a pé, de joelhos ou rastejando com cruzes e outros elementos pendurados.

Em cada uma das casas são preservadas as vitrines com vasos, vasilhas de famílias abastadas onde os escravos escondiam os textos com adorações, pedidos, cantos, oferendas pessoais, elementos nativos da prática mágica de cada divindade.

Em Trinidad, a Santería tem uma influência importante devido à presença africana ligada à produção de açúcar nos séculos XVIII e XIX. Milhares de escravos arrancados de seus territórios ancestrais chegaram com seus ritos e tradições, dando lugar ao sincretismo.

Segundo estudos, nos anos de 1816 e 1817 entraram na terceira cidade cubana cerca de 2.310 bozales negros – caçados ou comprados de intermediários – tendo como principal destino a produção de açúcar. Os ritos secretos nas áreas rurais de Trinidad e Sancti Spíritus espalharam-se progressivamente para o leste de Cuba.

mem/rga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES