Esse valor chegou a 15,5 bilhões de euros. Até 2024, a associação prevê um ligeiro aumento para 15,8 bilhões de euros, embora tenha previsto quase nenhum crescimento nos orçamentos de pesquisa na Alemanha, mas um aumento no investimento no exterior.
De acordo com uma pesquisa da VCI, uma em cada três empresas que fazem pesquisa fora da Alemanha quer aumentar seu financiamento de pesquisa e desenvolvimento no país. A VCI explicou que isso mostra claramente a perda de importância da Alemanha como um centro de pesquisa química.
De acordo com a VCI, a Alemanha ainda é o quarto maior centro de pesquisa química, atrás dos EUA, da China e do Japão, mas seus concorrentes estão se recuperando.
A associação acrescentou que a China e a Coreia do Sul, por exemplo, já ultrapassaram o país em termos de pedidos de patentes químicas e farmacêuticas. A associação do setor criticou o fato de o país sofrer com a burocracia excessiva, procedimentos de aprovação demorados e sistemas complicados de financiamento de projetos.
mem/rfc/bm