“O novo ano letivo começa hoje em Cuba, uma grande celebração em todo o país”, escreveu o chanceler na rede social X.
Rodríguez Parrilla também destacou que o novo período escolar é uma realidade “apesar das limitações causadas pela intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro do governo dos EUA” contra a nação antilhana.
“Uma saudação especial aos professores e alunos do Instituto de Pós-Graduação em Relações Internacionais, a quem desejo sucesso neste ano acadêmico”, acrescentou.
Mais de 1,6 milhão de alunos do Sistema Geral de Educação chegam às salas de aula do país nesta segunda-feira, uma matrícula semelhante à dos últimos ciclos, apesar do movimento demográfico na ilha nos últimos anos.
Cerca de 156.000 professores também estão iniciando sua jornada educacional, mas esse número crescerá nos próximos meses, devido às estratégias adotadas para completar a cobertura dos professores.
O Ministério da Educação dedica o curso ao 130º aniversário da queda em combate do Herói Nacional José Martí e ao 65º aniversário do processo de transformação de quartéis em escolas, liderado pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
O ensino superior começará em 16 de setembro para os alunos do primeiro ano e em meados de outubro para os alunos que continuam.
mem/raj/bm