O Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE) detalhou em seu relatório que esse aumento se deveu principalmente ao crescimento de 6,3% nas vendas externas de combustíveis e produtos das indústrias extrativas, que representaram 50,4% do valor total registrado.
A fonte acrescentou que os produtos agrícolas, alimentos e bebidas responderam por 20,5% da renda, a manufatura por 20,4% e outros setores por 8,7%.
Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações colombianas, com uma participação de 27,9% do valor total, enquanto o Panamá ficou em segundo lugar, com 8,6%, e a China, com 5,6%.
O DANE também informou que, no período de janeiro a julho, as exportações do país sul-americano totalizaram US$ 28,635 bilhões, representando uma queda de 0,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com o relatório, durante esse período, as vendas de produtos agrícolas, alimentos e bebidas totalizaram US$ 6,536 bilhões, um crescimento de 8,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
ro/ifs/bm