22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler do Nepal ratifica apoio a Cuba na luta contra o bloqueio

Chanceler do Nepal ratifica apoio a Cuba na luta contra o bloqueio

Katmandu, 6 set (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores do Nepal, Arzu Rana Deuba, reiterou o tradicional apoio ao povo de Cuba na luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, conforme divulgado hoje por fontes diplomáticas da nação caribenha.

Em reunião com o encarregado de negócios A.I. de Cuba no Nepal, residente na Índia, Abel Aballe, em visita de trabalho a Katmandu, Deuba agradeceu a presença de uma brigada médica cubana após o terremoto no Nepal em 2015 e o programa de bolsas médicas do governo da ilha, do qual jovens nepaleses beneficiaram, segundo uma nota da embaixada aqui da maior das Antilhas.

No encontro foram destacados os laços históricos de amizade e cooperação entre os dois países, que completarão 50 anos em 25 de março de 2025; bem como o interesse comum em reforçar e diversificar os laços, indicou a fonte. Da mesma forma, o encarregado de negócios, A.I., referiu-se à situação atual da ilha caribenha, ao impacto da inclusão de Cuba na lista criada pelos Estados Unidos de Estados que supostamente patrocinam o terrorismo e ao potencial de investimento.

Por outro lado, Aballe também foi recebido pelo secretário de Relações Exteriores, Sewa Lamsal, e pelo secretário-geral responsável por Assuntos Multilaterais da Chancelaria, Amrit Bahadur Rai.

Ambas as reuniões discutiram o desejo de Katmandu e Havana de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os dois países e sobre questões da agenda internacional, cooperação e intercâmbio no espaço multilateral, no âmbito do Movimento dos Não-Alinhados, o Grupo 77 +China, entre outros, destacou a missão diplomática.

Para o Nepal, as relações bilaterais com Cuba, que completarão 50 anos no próximo ano, sempre foram amistosas e cordiais desde o seu estabelecimento em 25 de março de 1975.

Os contatos entre os dois países são realizados principalmente em fóruns internacionais como as Nações Unidas e ambos os países acreditam no papel do multilateralismo na manutenção da paz e da estabilidade no mundo, afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Nepal.

Como membros ativos do Movimento dos Não-Alinhados (NAM) e do G-77, as duas nações defendem as causas justas dos países em desenvolvimento, disse ele.

Os laços bilaterais foram ainda mais reforçados através da troca de visitas e contatos a vários níveis no passado, como o do falecido Rei Birendra a Havana em Setembro de 1979 para representar o Nepal na sexta cimeira do MNA.

Em 2000, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros, Chakra Prasad Bastola, visitou Cuba para participar na Primeira Cimeira do Sul e em 2006 o então Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros K. P. Sharma Oli, atual Chefe de Governo, liderou a delegação do seu país ao décimo quarto MNA da Cimeira em Havana.

Em termos de colaboração, Cuba ofereceu bolsas de estudo a estudantes nepaleses nas áreas da cultura e desporto, engenharia, psicologia e agricultura para obterem licenciaturas e uma equipa médica prestou tratamento médico à população do Nepal afectada pelo terramoto de 2015.

As autoridades de Katmandu reconhecem que o comércio, o turismo e o investimento entre o Nepal e Cuba permaneceram a um nível muito nominal e que existem possibilidades de expandir ainda mais a cooperação, cujos volumes descrevem como insignificantes.

jha/lrd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES