De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, este fundo de emergência provém do orçamento central e será utilizado principalmente para reconstruir estradas, pontes, barragens, escolas, hospitais e outras infra-estruturas e serviços públicos danificados com o objectivo de restabelecer a produção normal e a vida.
O supertufão Yagi, o mais forte deste ano na China, atingiu a cidade de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul, no dia anterior e, mais tarde, atingiu o condado de Xuwen, no sul da província de Guangdong.
De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, a previsão para hoje e amanhã é de chuvas fortes no sul de Guangxi, sudoeste de Guangdong, oeste de Hainan e sudeste de Yunnan, com precipitações que poderão atingir entre 250 e 450 milímetros em algumas zonas.
Além disso, os especialistas alertaram o público sobre possíveis deslizamentos de terra e outros riscos relacionados com o tufão.
Yagi chegou hoje à Baía de Beibu com redução de intensidade e com velocidade de movimento de 10-15 km/h em direção à costa nordeste do Vietname.
ro/idm/ml