22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra a santa padroeira do país, o Dia de Caridad del Cobre (+Foto)

Cuba celebra a santa padroeira do país, o Dia de Caridad del Cobre (+Foto)

Havana, 8 set (Prensa Latina) Religiosos de toda Cuba prestam hoje homenagem à Virgem da Caridade do Cobre, padroeira da ilha desde 1916, e imagem sagrada há mais de 400 anos.

Embora seu altar esteja localizado na Basílica Santuario Nacional de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, em um vilarejo de mesmo nome a cerca de 20 quilômetros da cidade oriental de Santiago de Cuba, todo dia 8 de setembro, fiéis de todo o país e do exterior rezam, fazem promessas e realizam desejos em seu nome.

Para venerá-la e orar por prosperidade, estabilidade em seus relacionamentos amorosos, saúde e os mais diversos desejos, os devotos acendem velas em frente às suas imagens e em pequenos altares em muitos lares.

De acordo com a tradição católica, a imagem da Virgem Maria foi encontrada em 1612 na baía de Nipe (leste) por três garimpeiros de sal, flutuando em uma placa onde se lia “Eu sou a Virgem da Caridade”.

De acordo com o proeminente etnólogo cubano Fernando Ortiz, desde então “a Virgem Mambisa, como também é conhecida, tem acompanhado os ilhéus, nos bons e nos maus momentos, desde a mais simples oração até a mais alta celebração, desde o pedido mais íntimo até a oração mais pública”.

A historiografia nacional registra que o tenente-general Antonio Maceo, líder das forças pró-independência contra a Espanha, usava um escapulário com a imagem da Caridad del Cobre no pescoço.

De acordo com outras pesquisas, cerca de 200 generais, oficiais e soldados cubanos que lutaram pela soberania da nação pediram à Igreja que a declarasse padroeira da ilha, o que foi concedido em 1916 pelo Papa Bento XV.

Em seu santuário principal em El Cobre, uma virgem dourada está sobre um altar de mármore e prata, diante do qual milhares de fiéis colocam objetos pessoais para prestar homenagem ou fazer promessas.

Por ocasião do 400º aniversário da descoberta da imagem, a Conferência dos Bispos Católicos de Cuba organizou uma grande peregrinação da virgem por quase 30.000 quilômetros da geografia nacional.

A homenagem foi concluída em dezembro de 2011 com uma eucaristia oficiada pelo então arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, no centro histórico da cidade.

Em 2015, durante sua visita a Cuba, o Papa Francisco presenteou o Santuário de El Cobre com um buquê de flores de prata para a Virgem, que acompanha a rosa dourada que o Papa Bento XVI ofereceu à padroeira da ilha em 2012.

Além do catolicismo, essa imagem é venerada nos cultos sincréticos afro-cubanos como Ochún, a deusa do amor e do dinheiro, senhora das águas doces.

Por esse motivo, centenas de fiéis se reúnem todos os anos em rios, igrejas ou montam um canto da casa com oferendas dedicadas à Caridad del Cobre.

lam/evm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES