O máximo dirigente vietnamita fez a declaração na cerimônia de abertura do ano letivo 2024-2025 da Academia de Defesa Nacional, instituição que elogiou pelos seus importantes contributos para a tarefa de defesa da nação.
Comentando que o mundo atravessa um período de mudança em que existem fatores que podem provocar alterações, sublinhou que este contexto impõe exigências crescentes ao trabalho de proteção do país, o que exige uma correta consciência e uma boa gestão das relações com parceiros e adversários.
“É preciso estar atento às políticas e soluções estratégicas para enfrentar os desafios, aproveitar as oportunidades”, sublinhou Lam e destacou a importância do desenvolvimento da arte militar, não só para proteger firmemente a Pátria, mas também para transformar desafios em oportunidades e fortalecer o potencial de defesa.
Nesse sentido, segundo a agência noticiosa VNA, apelou à Academia para que seja a unidade líder na implementação das diretivas, resoluções e conclusões do PCV sobre educação, formação e inovação no setor.
A instituição deve apostar na transformação digital, na gestão, na criatividade e no desenvolvimento da inteligência artificial, recomendou o chefe de Estado, que exortou os funcionários a esforçarem-se para transformar a Academia de Defesa Nacional num centro de investigação líder em ciência e tecnologia militar na região.
Lam também aludiu à necessidade de expandir a diplomacia militar e a cooperação internacional com academias, universidades militares e de defesa, e institutos de investigação de outros países para ganhar experiência no aperfeiçoamento da arte militar na nova era
jf /mpm/cm