Horford recebeu essa alta distinção por seu desempenho como jogador profissional de basquete, tornando-se um dos atletas dominicanos mais bem-sucedidos nessa modalidade e por seu desempenho nas ligas mais importantes do mundo, disse Antoliano Peralta, assessor jurídico do Poder Executivo, ao ler o decreto presidencial.
O documento afirma que, ao longo de sua carreira, Horford acumulou resultados significativos em esportes profissionais, tanto no basquete universitário dos Estados Unidos quanto na National Basketball Association (NBA), liga em que jogou por 17 anos consecutivos.
Ele diz que sua carreira é a mais longa de um dominicano no esporte e uma das mais notáveis entre os jogadores de basquete latino-americanos.
O site presidencial informou que, antes do evento, o presidente Abinader, que estava acompanhado pela vice-presidente Raquel Peña e pela primeira-dama Raquel Arbaje, teve uma reunião privada com o jogador de basquete e sua família, bem como com o gerente do Boston Celtics, Joe Mazzulla, e o artista dominicano Juan Luis Guerra, entre outros convidados.
Horford chegou ao Palácio Nacional na quinta-feira com sua família e o troféu Larry O Brien da NBA, conquistado na última temporada pelo Celtics.
Ele agradeceu ao governo e ao povo dominicano pelo carinho que lhe dedicaram e disse que seu objetivo sempre foi tentar representar seu país com orgulho.
O atleta, que viajou para Santo Domingo na última terça-feira com seus filhos e esposa, tornou-se o primeiro dominicano a ganhar um campeonato, após a vitória do Boston sobre o Dallas Mavericks no quinto jogo das finais da temporada 2023-2024.
lam/mpv/glmv