O desenvolvimento de um programa curricular de um semestre no qual os jovens estudantes se envolvem em atividades acadêmicas, além de receber um conjunto de disciplinas que consolidam as habilidades com as quais vêm de seu país, é a premissa do intercâmbio estudantil.
A diretora do departamento de relações internacionais da UM, Laura Becalli, disse que a visita de estudantes de diferentes países é muito importante para o centro, pois proporciona novas experiências aos alunos e funcionários da universidade cubana.
O principal objetivo da estadia de estudantes estrangeiros, como esse grupo da Colômbia, na UM é contribuir para seu processo de treinamento e, ao mesmo tempo, realizar uma autoavaliação de nossos currículos em relação aos do resto do mundo, disse ela.
Becalli destacou que a mobilidade estudantil é um programa que faz parte da ampla gama de atividades realizadas pelo departamento de relações internacionais e que contribui para o intercâmbio de conhecimento entre alunos de diferentes universidades.
A estudante colombiana Angie González disse estar muito animada com essa nova experiência em Cuba e espera aproveitá-la ao máximo para aplicar o que aprendeu em seu país.
González, que está estudando Contabilidade no país sul-americano, comentou que a Contabilidade é uma ciência complexa, pois está presente em várias áreas da vida e não é aplicada da mesma forma em todos os países, e é por isso que uma das minhas maiores expectativas é aprender como aspectos como auditoria e leis econômicas são aplicados em Cuba.
Especialidades como Contabilidade, Agronomia e Cultura Física se destacam no grupo de estudantes colombianos que, por meio da educação, fortalecem os vínculos com a maior das Antilhas, como prova das relações de amizade entre os dois povos.
ro/ads/gcs/glmv