Falando em um treinamento para executivos de mídia e especialistas sobre o regulamento e o roteiro para sua implementação, Yemanebirhan disse que ele estabelecerá a base para a construção de uma nação onde as vítimas sejam compensadas e a paz, a estabilidade, a reconciliação e o estado de direito sejam garantidos.
Eles estão trabalhando para responder adequadamente aos problemas na Etiópia por meio do princípio de reconciliação, compensação, perdão e responsabilidade. Dessa forma, eles prepararam o roteiro para a implementação das políticas após a conclusão das atividades de preparação da estrutura jurídica.
Ele lembrou o processo de elaboração de leis que estabelecem a criminalização e punição de crimes internacionais, a comissão da verdade, anistia e reparações, bem como outras entidades responsáveis pela implementação de vários pilares do processo de justiça transicional.
Referindo-se à participação ativa crucial do público nos esforços para construir um país pacífico e democrático por meio da reparação de irregularidades, ele alertou que a mídia tem a responsabilidade de educar e conscientizar para elevar essa intervenção ao nível necessário.
O Ministro de Estado enfatizou ainda que eles têm um papel insubstituível a desempenhar nos esforços para garantir a implementação total da justiça transicional.
mem/nmr/bm